O evento é promovido desde 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e, em 2013, foi reconhecido pela Revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina.
O Fórum da Liberdade proporciona debates entre grandes palestrantes e fomenta alternativas objetivas e viáveis para equacionar os problemas do Brasil e da América Latina. A qualidade e a riqueza dos temas, dos debates e dos palestrantes garantem repercussão internacional ao evento, com intensa cobertura da imprensa nacional e de outros países..
Em 2007 a Atlas Network premiou o IEE com o Templeton Freedom Award Grant, reconhecendo o Instituto como uma das mais promissoras instituições globais em defesa da liberdade.
Uma das 150 organizações que mais influenciam transformações políticas, sociais e econômicas do mundo no ranking 2013 do Global Go to Think Tanks, organizado pela Universidade da Pensilvânia.
Já em 2013, foi indicado pela revista Forbes como o think tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina: o Fórum da Liberdade.
Já em 2013, foi indicado pela revista Forbes como o think tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina: o Fórum da Liberdade.
Fomos reconhecidos pela 23a edição do “Pensamentos Liberais” como finalistas do Latin America Liberty Award 2020, promovido pela Atlas Network.
Atlas Network reconhece o Fórum da Liberdade como um dos melhores projetos liberais da America Latina considerando todas as suas 36 edições (até então).
Em comemoração aos primeiros dez anos do Fórum da Liberdade, em 1997 o IEE criou o Prêmio Libertas. O prêmio tem como objetivo destacar o indivíduo que é símbolo da livre iniciativa, age conforme a economia de mercado, respeita o Estado de Direito e é exemplo para aqueles que valorizam a liberdade.
O Prêmio Liberdade de Imprensa foi criado pelo IEE em 2007, com o objetivo de homenagear indivíduos dedicados ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e valorização da liberdade de imprensa.
Para divulgar de forma mais efetiva as ideias debatidas e defendidas pela entidade, o IEE publica, desde 1994, a série Pensamentos Liberais, livro composto de artigos escritos por seus associados e convidados.
Em nove edições, o Colóquio já reuniu nomes como Arturo Damm Arnal, Ricardo López Murphy, Denis Rosenfield, Louis Basire, Walter Lídio Nunes, Daniel Randon, Clovis Benoni Meurer, Fernando Schüler, Mário Mesquita, Dan Ioschpe, Demétrio Magnoli, Bruno Garschagen, Marcos Troyjo, Aod Cunha, Luiz Felipe Pondé, Diego Escosteguy, Roberto Padovani , Eduardo Alcalay, Eduardo Wolf, Paulo Rabello de Castro e Mauricio Harger . A realização desses eventos atrai grande atenção da mídia, rendendo inúmeras entrevistas, programas de televisão, inserções no rádio e matérias em jornais.