PORT | ENG


 

 

Sociedade Aberta e Digital: Liberdade, Inovação e Novas Tecnologias

 

Data: 07/04 – sexta-feira

Horário: 14h-16h30

Local: Prédio 40/ Sala 202

Moderador: Diego Conti

 

14h00  Apresentação do Programa

 

14h15 Painel 1: Transparência, Inovação Tecnológica e Sociedade

Eduardo Wolf, Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Porto Alegre

Ricardo Sondermann, Consultor Empresarial na 818 Consultoria

14h55  Debate: Perguntas e Respostas

 

15h15 Painel 2: Liberdade, Educação e Novas Tecnologias

Agustín Etchebarne, Diretor da Fundação Liberdade e Progresso

Sérgio Lewin, Sócio da Silveiro Advogados Associados

15h55  Debate: Perguntas e Respostas

 

16h15  Conclusões dos Painéis

 Diego Conti, moderador e facilitador

16h30 Encerramento

 

AGUSTÍN ETCHEBARNE:

Diretor Geral do Instituto Libertad y Progreso (Buenos Aires, Argentina), focado em políticas públicas. É economista especializado em desenvolvimento econômico e mercado internacional. Lecionou na UBA (Universidad de Buenos Aires) e na ESEADE (Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas) e atualmente é professor na Universidad de Belgrano. Membro da RELIAL (Red Liberal de América Latina) e do Instituto de Ética y Economía Política da Academia Nacional de Ciencias Morales y Políticas. Agustín também foi fundador da Delphos Investment e da C&E Consultores, Presidente da Republic Investment Management, gerenciador de fundos da Fondos Aleph, executivo da Techint y Medsystem S.A., Presidente-fundador da Ciudadanos por el Cambio, Diretor Executivo da Democracia Directa e fundador e diretor do Foro Republicano.

 

SERGIO LEWIN:

Sócio da Silveiro Advogados Associados, Coordenador do Departamento de Direito Tributário e Presidente da Junior Achievement RS. Foi Coordenador da Divisão de Economia e Novos Negócios da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), além de presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), entre 1999 e 2000, e presidente do Instituto Liberdade, de 2004 a 2006.

 

EDUARDO WOLF:

Secretário Municipal Adjunto de Cultura da Cidade de Porto Alegre, mestre em filosofia pela UFRGS e doutorando em filosofia pela USP, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca’Foscari (Veneza, Itália). É articulista do jornal Zero Hora e da revista Veja, em que escreve sobre temas de cultura, ética e filosofia política. Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofia e Pensar o Contemporâneo (este em parceria com Fernando Schüler), lançados pela Arquipélago Editorial. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios – É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia Antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros). É assistente da curadoria do projeto Fronteiras do Pensamento.

 

RICARDO SONDERMAN:

Consultor empresarial na 818 Consultoria. Graduado em Administração de Empresas e pós-graduação em Marketing, ambas pela UFRGS e mestre em comunicação pela PUCRS, tem larga experiência na área de vendas, negócios e comunicação. Entre 1986 e 1998 trabalhou em comércio exterior no ramo têxtil. Entre 1999 e 2014 atuou no mercado publicitário através de sua agência MIXMIDIA. Professor da ESPM desde 2010, coordena a Incubadora Criativa de Porto Alegre, foi presidente do Instituto Liberdade do Rio Grande do Sul (IL-RS) entre 2012-2104 e vice-presidente da FEDERASUL, entre 1996 e 2015. Também atua como conselheiro da FECOMÉRCIO-RS e participa acionariamente, desde 1989, de outras empresas do setor de comunicação e imobiliário, através da SONDES LTDA.

Inscreva-se aqui!