PORT | ENG


 

II Conferência Atlantos

Data: 08/04 – sábado e 09/04 – Domingo
Horário: 14h30-19h
Local: Prédio 32 / sala 103

 

Palestras – 08/04

 

14h30-15h30 – Agustín Etchebarne  

Currículo: diretor-geral do Instituto Libertad y Progreso (Buenos Aires, Argentina), focado em políticas públicas. É economista especializado em desenvolvimento econômico e mercado internacional. Lecionou na UBA (Universidad de Buenos Aires) e na ESEADE (Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas) e atualmente é professor na Universidad de Belgrano. Membro da RELIAL (Red Liberal de América Latina) e do Instituto de Ética y Economía Política da Academia Nacional de Ciencias Morales y Políticas. Agustín também foi fundador da Delphos Investment e da C&E Consultores, presidente da Republic Investment Management, gerenciador de fundos da Fondos Aleph, executivo da Techint y Medsystem S.A., presidente-fundador da Ciudadanos por el Cambio, diretor executivo da Democracia Directa e fundador e diretor do Foro Republicano.

 

15h30-16h30 – Alex Catharino

Currículo: cursou graduação em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como cursos no Brasil e no exterior nas áreas de Filosofia, Ciência Política, Economia e Teologia. Foi também visiting fellow da Atlas Foundation e gerente editorial da MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia.

   

17h-18h – Rodrigo Saraiva Marinho

Currículo: é advogado, professor de direito, mestre em direito constitucional pela UNIFOR, membro do Conselho Editorial da Revista Mises, ex-presidente do Instituto Liberal do Nordeste, membro do Conselho de Administração do Instituto Mises Brasil e diretor de Operações da Rede Liberdade.

 

18h-19h – Felippe Hermes

Fundador e articulista do site Spotniks, estudante de economia na Universidade Federal do Ceará e fundador do Grupo Dragão do Mar.

 

Palestras – 09/04

 

14h-15h – Fernando Schüler

Currículo: doutor em filosofia, mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova York. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi bolsista do Faculty Research Program, do International Council for Canadian Studies, em Toronto, no Canadá. É professor em tempo integral no Insper e titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta, voltada à reflexão sobre a liberdade de expressão e de imprensa. É curador do projeto Fronteiras do Pensamento, articulista, consultor de empresas e organizações civis nas áreas de cultura, ciências políticas, gestão e terceiro setor. Foi secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro, e diretor da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

 

15h-16h30 – Michael Matheson Miller

Currículo: pesquisador do Acton Institute e produtor do filme Poverty, Inc (Pobreza, S.A., 2014). Mestre em Desenvolvimento Internacional pela Nagoya University (Japão) e mestre em Filosofia pela Franciscan University, Michael também tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird Graduate School of Global Business. Viaja o mundo palestrando sobre temas como filosofia moral, desenvolvimento econômico, teoria social e empreendedorismo. Atualmente concentra seu trabalho no Acton Institute na promoção do projeto PovertyCure, que busca combater a pobreza nos países em desenvolvimento por meio do fomento ao empreendedorismo.

 

17h-18h – Tom Palmer

Currículo: um dos mais importantes defensores das ideias de liberdade no mundo, Tom Palmer atua há mais de 40 anos nas mais diversas iniciativas e instituições liberais e libertárias, tendo palestrado em vários países das Américas, Europa, África, Ásia e Oriente Médio. Mestre em Filosofia (The Catholic University of America) e doutor em Ciências Políticas (Oxford University), Palmer é vice-presidente executivo da Atlas Network, diretor da Cato University e membro sênior do Cato Institute, um dos maiores think tanks do planeta, especializado em pesquisas em políticas públicas e dedicado aos princípios da liberdade individual, governo limitado, liberdade econômica e paz. Foi também vice-presidente no Institute for Humane Studies na George Mason University e é autor com artigos publicados em diversas revistas acadêmicas, jornais e periódicos.

 

18h-19h – Adriano Gianturco

Currículo: é professor do IBMEC-MG, onde ensina Ciência Política, Política Econômica Internacional e História do Pensamento Econômico e coordena as monografias nos cursos de Relações Internacionais, Economia e Direito. PhD em Teoria Política e Econômica pela Universidade de Gênova. Autor do livro “O empreendedorismo de Israel Kirzner” e de publicações sobre Bruno Leoni, abstencionismo, votos brancos e nulos, democracia e desenvolvimento. Membro do Laboratório de Análise Política (LAP) da LUISS de Roma; fellow do Competere Institute; Centro Tocqueville-Acton; e membro do Comitê Científico da Revista Acadêmica Mises. Seus artigos já foram publicados na Folha de São Paulo, no Estado de São Paulo, Correio Brasiliense, La Stampa, Libero Mercato, Corriere dell’Università e del Lavoro, Il Tempo, The Freeman, entre outros.

Inscreva-se aqui!