Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/9/55/8c/forumdaliberdade/public_html/fl25/inc/conexao.php on line 8
25º FÓRUM DA LIBERDADE
Home > Créditos
  • Confira os
    palestrantes e debatedores
    que estarão
    presentes no
    evento.



  • Palestrantes

    • ANDRÉ GERDAU JOHANNPETER
    • ANDRÉ GERDAU JOHANNPETER
      André B. Gerdau Johannpeter é diretor-presidente (CEO) da Gerdau e integrante do Conselho de Administração da Empresa. Também é presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil (IABr), diretor do Comitê Executivo da Associação Latino-Americana de Aço (Alacero) e membro do Comitê Executivo da World Steel Association. No setor público, integra o Conselho Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS).

      Com 30 anos de experiência na Gerdau, já liderou globalmente as áreas de marketing e vendas, metálicos, suprimentos, logística, gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional, tendo atuado também como vice-presidente do Comitê Executivo e COO (Chief Operating Officer) da Gerdau na América do Norte.

      Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), exerceu várias funções nas áreas de tecnologia da informação, vendas, recursos humanos e planejamento estratégico.
    • ROGER AGNELLI
    • ROGER AGNELLI
      Formado em Economia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, Roger Agnelli já liderou diversas entidades de renome, como o Banco Bradesco, a Bradespar e a Companhia Vale do Rio Doce.

      Durante sua carreira, Agnelli esteve ativo nas maiores empresas brasileiras em áreas de destaque como petróleo e gás (Petrobras), petroquímica (Suzano), aço (Companhia Siderúrgica Nacional ‒ CSN), metalurgia (LATA S.A.), entre outras.

      Membro de comitês de administração no Brasil e fora dele, criou três institutos tecnológicos: um de energia, um na área de biotecnologia e outro na de mineração. Também criou a Fundação Vale, focada em educação, sustentabilidade e desenvolvimento de infraestrutura da comunidade.
    • VICENTE FALCONI
    • VICENTE FALCONI
      Formado em engenharia pela UFMG e Ph.D. pela Colorado School of Mines (EUA), Vicente Falconi Campos é consultor de grandes grupos empresariais brasileiros e do governo brasileiro, sócio fundador e membro do Conselho do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), professor Emérito da UFMG e membro do Conselho de Administração da AMBEV.

      Falconi publicou seis livros na área de gestão empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares. Além disso, já recebeu homenagens em diversas instituições, como o Ministério das Relações Exteriores e a American Society for Quality.
    • ALBERTO MINGARDI
    • ALBERTO MINGARDI
      Alberto Mingardi é diretor-geral do Instituto Bruno Leoni. Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Pavia (Itália), já ocupou diferentes cargos em vários grupos de reflexão, incluindo o Centro para a Nova Europa, em Bruxelas, do qual foi membro sênior.

      Publicou trabalhos em vários jornais e revistas, dentre os quais The Wall Street Journal, The Washington Post, International Herald Tribune, Financial Times, Economic Affairs, National Review, The Freeman e Markets and Morality. Além disso, editou, com Gabriele Pelissero, o "Eppur si muove. Come cambia la sanità in Europa, far public e private" ("E ainda se move. Como está evoluindo a saúde na Europa, entre o privado e o público"), uma coletânea de ensaios publicados pela IBL em 2010 sobre como as reformas do setor de saúde orientadas para o mercado estão sendo implementadas nos estados-membros europeus.
    • ÁLVARO VARGAS LLOSA
    • ÁLVARO VARGAS LLOSA
      Álvaro Vargas Llosa é escritor, jornalista e investidor individual. Vive em Washington, DC. De nacionalidades peruana e espanhola, é Acadêmico Associado do Instituto Independente e colunista semanal do Grupo de Escritores do Washington Post e do jornal El Mundo, da Espanha.

      É representante, em Washington, do grupo de mídia Copesa, do Chile, e autor de vários livros sobre economia política, traduzidos em diversas línguas, como inglês, francês, italiano, português e checo.

      Recentemente recebeu o prêmio Sir Anthony Fisher International Memorial Award por seu livro "Rumbo a la libertad" e foi nomeado "Jovem Líder Global de 2007" pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos. Em 2008, ele escreveu e apresentou, para a National Geographic, a série de documentários sobre a América Latina "Consecuencias", que foi ao ar em uma centena de países. Neste ano, recebeu o prêmio Templeton Freedom Award por seu livro "Lecciones de los pobres". É também investidor individual e seguidor da escola de value investing, fundada por Ben Graham e praticada por muitos investidores.
    • CLAUDIA COSTIN
    • CLAUDIA COSTIN
      Claudia Costin é secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e professora universitária na FGV/RJ. Doutora em gestão e especialista em gestão de políticas públicas, já foi ministra da Administração, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita, secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e secretária da Cultura do governo de São Paulo.

      Tem experiência internacional como professora convidada da Universidade de Québec, como gerente do Banco Mundial para a América Latina, na área de Setor Público e Combate à Pobreza, e como consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

      Foi articulista do jornal O Estado de São Paulo e conselheira do Instituto Ecofuturo, da TNC (The Nature Conservancy) e do Conselho Internacional de Sustentabilidade da Dow Chemical.
    • GIL CASTELLO BRANCO
    • FRANCISCO GIL CASTELLO BRANCO NETO
      Economista natural do Rio de Janeiro, Francisco Gil Castello Branco Neto foi fundador e secretário-geral da Associação Contas Abertas, entidade da sociedade civil que acompanha a execução orçamentária e financeira da União, fomentando a transparência, o acesso à informação e o controle social.

      Palestrante em workshops para empresários, universidades e cursos para jornalistas em diversas entidades e nos principais veículos brasileiros de comunicação (como TV Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo), Francisco é também professor visitante da UNICAMP e colunista mensal do jornal O Globo.

      O economista ocupou diversas funções públicas na administração federal, nos Ministérios da Fazenda, do Planejamento, dos Transportes e das Comunicações, além de ter sido ministro interino do Esporte em várias oportunidades, de janeiro a outubro de 2003, e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados no período de 1994 a 2002. Já foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar e como Grão-Mestre da Ordem do Rio Branco-Comendador.
    • IVES GANDRA MARTINS
    • IVES GANDRA MARTINS
      Catedrático da Universidade do Minho (Lloyd Braga), em Portugal, e doutor honoris causa da Universidade Craiova, na Romênia, Ives Gandra Martins é professor honorário das Universidades Austral (Argentina, San Martin de Porres), Peru e Vasilis Goldis (Romênia).

      Professor emérito em diversas universidades renomadas, Martins é também presidente do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária (CEU) / Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).

      Membro das Academias Internacional da Cultura Portuguesa (Lisboa), Brasileira de Direito e Economia, Brasileira de Letras Jurídicas, Brasileira de Filosofia, Paulista de Letras, Paulista de Direito, Paulista de História, Paulista de Educação, já escreveu mais de 80 livros individuais e 300 coletivos, publicados em 21 países.
    • MARCO AURÉLIO RAYMUNDO
    • MARCO AURÉLIO RAYMUNDO
      Marco Aurélio Raymundo, ou Morongo, como é mais conhecido, é gaúcho e médico pediatra formado pela UFRGS.

      É reconhecido por ser o fundador e presidente da Mormaii, maior empresa de artigos esportivos da América do Sul, que tem sua sede em Garopaba, no estado de Santa Catarina.
    • TOM G. PALMER
    • TOM G. PALMER
      Tom G. Palmer é membro sênior do Instituto Cato e diretor da Universidade Cato. Também é vice-presidente de programas internacionais da Atlas Economic Research Foundation.

      Palmer foi membro do H. B. Earhart no Hertford College, da Oxford University e vice-presidente do Instituto para Estudos Humanitários da George Mason University.

      Publicou resenhas e artigos sobre política e moralidade em revistas acadêmicas, como Harvard Journal of Law and Public Policy, Ethics e Critical Review and Constitutional Political Economy, e em publicações como Slate, Wall Street Journal, New York Times, Die Welt, Washington Post e The Spectator, de Londres.

      Com bacharelado em Ciências Humanas pelo St. Johns College, em Annapolis, Maryland, já concluiu seu mestrado em Filosofia pela The Catholic University of America, Washington, DC, e seu doutorado em Política pela Oxford University.
    • PAULO RABELLO DE CASTRO
    • PAULO RABELLO DE CASTRO
      Formado em Economia pela UFRJ e em Direito pela UERJ, Paulo Rabello de Castro também é doutor em Economia (M.A. e Ph.D.) pela Universidade de Chicago, a qual cursou com os professores Milton Friedman, Gary Becker e T.W. Schultz, todos ganhadores do Prêmio Nobel em Economia.

      Diretor-presidente da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito, é também presidente da Macroconsulting, empresa de Projeto & Estruturação de Negócios, presidente do Conselho Superior de Economia da Fecomercio/SP e presidente do Lide Economia. Além disso, preside o Instituto Atlântico, entidade de políticas públicas.

      Membro de Conselho de Administração de alguns destacados grupos nacionais e internacionais, fundou a RC Consultores, empresa de previsão econômica e análises de mercado, e a ONG Instituto Maria Stella.

      Contribui para diversas mídias como colunista e comentarista, e também é autor de mais de dez livros, próprios ou em coautoria.
    • EDUARDO MARTY
    • EDUARDO MARTY
      Fundador e diretor-geral da Junior Achievement da Argentina (pela qual recebeu o prêmio Global Leadership Award da Board Junior Achievement), Eduardo J.R Marty também é membro fundador do Centro de Estudios Sobre la Libertad, de Buenos Aires, e da Escuela de Educación Económica. Além disso, é presidente da Fundación Educación para el Futuro (FEF).

      Marty formou-se em Contabilidade pela Faculdade de Economia da Universidade de Buenos Aires e é bacharel em economia pelo Grove City College, na Pensilvânia. Atualmente, é doutorando em economia na Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas.

      Em 2010, recebeu o "Prêmio Líder Empresarial" no campo de "Negócios e Comunidade", atribuído pela Associação de Executivos de Negócios da Argentina. Também foi indicado pela revista de negócios Mañana Profesional para o prêmio Entrepreneur nos anos 1993, 1994, 1995 e 1996, tendo-o vencido nesse último ano.
    • STEPHEN HICKS
    • STEPHEN HICKS
      Stephen Hicks é professor de Filosofia e diretor executivo do Centro de Etnias e Empreendedorismo da Rockford College, faculdade de artes liberais em Illinois. Formado pela University of Guelph, no Canadá, Hicks também é mestre pela mesma instituição e Ph.D. em filosofia pela Indiana University, em Bloomington.

      Hicks atua como professor convidado de Ética Empresarial na Universidade de Georgetown, em Washington, colega convidado na Filosofia Social e no Centro de Política em Bowling Green, Ohio, além de ser membro sênior no Objectivist Center em Nova York.

      Com trabalhos traduzidos para mais de cinco idiomas, é autor das obras "Explicando o pós-modernismo: ceticismo e socialismo de Rousseau a Foucault" e "Nietzsche e os nazistas". Também é coeditor, junto com David Kelley, da obra "Leituras para Análise Lógica".

      Publicou trabalhos em jornais acadêmicos como Business Ethics Quarterly, Teaching Philosophy e Review of Metaphysics, além de outros jornais como The Wall Street Journal e The Baltimore Sun.
    • GUILHERME PAULUS
    • GUILHERME PAULUS
      Sócio fundador e presidente do Conselho de Administração da CVC, maior operadora e agência de viagens da América Latina, Guilherme Paulus também é membro do Conselho Nacional de Turismo e presidente da GJP Participações, que controla a GJP Hotéis & Resorts. Com formação na área de Administração de Empresas, trabalha na indústria do Turismo há mais de 40 anos.

      Seu primeiro emprego como agente de viagem foi em 1971, na Casa Faro Turismo; um ano depois, em 1972, fundou a CVC ao lado do sócio, o então deputado Carlos Vicente Cerchiari, que vendeu a sua parte em 1974. Em 2006, adquiriu a companhia aérea Webjet, na época com uma única aeronave, e a transformou na terceira maior companhia aérea do Brasil.

      Paulus tem em seu currículo diversos prêmios, títulos e homenagens. Em outubro de 2011, foi agraciado com homenagem, medalha e certificado assinado pela então ministra da Economia e Turismo da França Christine Lagarde (atual diretora do FMI), pela contribuição ao desenvolvimento do turismo e da economia na França; também foi agraciado com outros inúmeros reconhecimentos nacionais e internacionais. Em setembro de 2007, assumiu a cadeira de número 28 da galeria de Imortais da Academia Brasileira de Marketing.
    • MARCELO DORNELLES
    • MARCELO DORNELLES
      Promotor de Justiça desde 1996, Marcelo Lemos Dornelles exerce o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Especialista e Mestre em Direito, também é professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Unisinos, Escola Superior do Ministério Público (FMP) e Ajuris.

      Dornelles foi presidente da Associação o Ministério Público do RS, no biênio 2008/2010, depois de ter exercido a vice-presidência da entidade na gestão anterior.

      Como promotor, atuou nas promotorias de Tupanciretã, Cruz Alta e Canoas. Em Porto Alegre, foi promotor do Juizado Especial Criminal da Restinga e promotor-assessor na Procuradoria de Prefeitos. Na capital, também atuou como promotor da Infância e Juventude e dos Direitos Humanos. Além disso, é co-autor dos livros: Juizados Especiais Criminais – Lei 9.009/95, Comentários e Críticas ao Modelo Consensual Penal/2006 e Lei de Drogas – Aspectos Polêmicos à Luz da Dogmática Penal e da Política Criminal/2008, ambos publicados pela Livraria do Advogado.
    • EFRAIM DE ARAÚJO MORAIS FILHO
    • EFRAIM DE ARAÚJO MORAIS FILHO
      Advogado e pós graduado em Direito do Consumidor pela Universidade de Granada, na Espanha, Efraim de Araújo Morais Filho é Deputado Federal em segundo Mandato, presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – CSPCCO e relator da Parte Geral do Novo Código de Processo Civil.

    Debatedores

    • CARLOS FERNANDO SOUTO
    • CARLOS FERNANDO SOUTO
      Formado pelo OPM Program (2005) da Harvard Business School; especialista em Filosofia e Economia Política (1994) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); formado em Ciências Jurídicas e Sociais (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Fernando Souto foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) em 1994/1995, do qual também foi diretor e conselheiro. Também presidiu o Instituto Liberdade do RS (IL/RS), o Conselho Nacional dos Institutos Liberais (CONIL e a AMCHAM-RS).

      É sócio do escritório Veirano Advogados, no qual exerceu a função de CEO ao longo dos últimos seis anos. O escritório conta com aproximadamente 700 pessoas, dentre elas 270 advogados.
    • RODRIGO CONSTANTINO
    • RODRIGO CONSTANTINO
      Rodrigo Constantino é formado em Economia pela PUC-RJ e tem MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalha no setor financeiro desde 1997 e é autor de seis livros: "Prisioneiros da Liberdade", "Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT", "Egoísmo Racional: O Individualismo de Ayn Rand" ,"Uma Luz na Escuridão", "Economia do Indivíduo: O Legado da Escola Austríaca" e "Liberal com orgulho". É colunista da revista Voto, colaborador do jornal O Globo e do site OrdemLivre.org. É membro-fundador do Instituto Millenium e diretor do Instituto Liberal. Além disso, foi o vencedor do Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade.
    • CLÁUDIO LAMACHIA
    • CLÁUDIO LAMACHIA
      Advogado militante e presidente da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia também preside o Fórum dos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul e a Associação Nacional dos Advogados do Banco do Brasil (ASABB).

      É vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados e diretor do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul. Além disso, é membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e do Conselho Institucional da Academia Tributária das Américas. Lamachia também é conselheiro do Sport Club Internacional.

      Já foi vice-presidente da Associação Americana de Juristas e delegado representante da FeNAdv junto à Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL).
    • GUILHERME REISCHL
    • GUILHERME REISCHL
      Administrador, formado pela UFRGS, Guilherme Reischl é sócio da Egali Intercâmbio, uma das maiores redes de intercâmbio do País, com lojas próprias em 16 estados do Brasil e em outros três países.

      Em apenas cinco anos de existência, a Egali Intercâmbio tornou-se a terceira maior rede de agências do Brasil. Com uma estrutura de 40 lojas próprias, a empresa inovou abrindo bases e lojas no Reino Unido, na Austrália e na Irlanda. Há três anos, a instituição possui também as Egali Houses, casas exclusivas para seus intercambistas na Europa e na Oceania.
    • TIAGO MATTOS
    • TIAGO MATTOS
      Formado em publicidade, Tiago Mattos foi bolsista da Miami Ad School/EUA, considerada, na época, a melhor portfolio school do mundo.

      Foi eleito Young Creative 2005, Redator do Ano 2006 e vencedor do Grand Prix de Filmes da ARP em 2007, quando fundou seu próprio negócio. Desde 2008, é diretor de Whatever da Perestroika, onde atua – ao lado do sócio Felipe Anghinoni – como executivo, produtor, diretor, escritor, palestrante, blogueiro e professor das mais diversas áreas. Mattos foi o palestrante de abertura no TEDxPortoAlegre, maior evento de inovação do mundo.

      No último ano, prestou serviços de consultoria em assuntos como educação, criatividade aplicada, empreendedorismo criativo, comunicação contemporânea e cultura pós-revolução digital para marcas como Red Bull, Fanta, Petrobras, Vivo, RBS, Kraft Foods, TIM, Natura, entre outras.
    • MANOEL SOARES
    • MANOEL SOARES
      Nascido na Boca do Rio, na periferia de Salvador, Manoel atua nas áreas de processos comunicacionais e gestão social. Ao longo de sua carreira como jornalista, tem-se dedicado a mostrar os aspectos positivos e construtivos das favelas e periferias. Soares acumula diversos prêmios, como Prêmio Orilaxé, 50º Prêmio Ari de Jornalismo e Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

      No grupo RBS, atua como repórter da RBS TV ‒ canal filiado à Rede Globo ‒, participa do programa Profissão Repórter e é colunista do Diário Gaúcho. Soares é um dos idealizadores da Campanha Crack Nem Pensar, que abordou o tema da prevenção ao uso de crack, e desenvolvedor do Projeto Circuito Papo Reto.

      Na área de gestão social, é coordenador estadual da Central Única das Favelas (CUFA RS), liderando uma equipe de profissionais de áreas diversas com o objetivo de encontrar novos caminhos para os problemas relacionados às periferias.
    • HELIO BELTRÃO
    • HELIO BELTRÃO
      Com MBA pela Columbia University, Helio Beltrão é presidente do Instituto Mises Brasil e Fundador e membro do conselho do Instituto Millenium. Ex-executivo do Banco Garantia, Beltrão também é Membro do Conselho de Administração do Grupo Ultra e da Le Lis Blanc. Além disso, é co-autor do livro "O Poder das Ideias", editado pelo Instituto de Estudo Empresariais (IEE).
Voltar para o topo