Abertura do 25º Fórum da Liberdade relembra o passado e projeta o futuro

O 25º Fórum da Liberdade teve, em sua cerimônia de abertura nesta segunda-feira (16), discursos de agradecimento e premiações que antecederam o ciclo de palestras e debates.

O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Ricardo Gomes, relembrou ao público presente a situaçao mundial na ocasião do primeiro Fórum e convidou os participantes a projetarem como será o Brasil e o mundo em 2037. Gomes, ao dar as boas-vindas, ressaltou que o evento é o maior espaço de ideias e debates da América Latina. “Sejamos arquitetos do nosso próprio destino”, finalizou.

Dando continuidade ao evento, o presidente fez a entrega do Prêmio Libertas 2012 ao advogado e ex-presidente do IEE Carlos Fernando Souto. “O Fórum da Liberdade tem perspectivas bastante ousadas para os padrões brasileiros no que diz respeito a debates e discussões”, afirmou Souto.

Na sequência, foi entregue o Prêmio Liberdade de Imprensa a Nelson Sirotsky, presidente do Grupo RBS. Sirotsky salientou a importância da liberdade de expressão, além de criticar a postura do Governo Estadual diante do tema. Além disso, aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso do Grupo RBS com um jornalismo dotado de verdade, ética e transparência.” A imprensa livre é o sustentáculo da democracia. Não deixemos que legisladores, governantes e magistrados tenham controle da mídia”, advertiu.

No final da cerimônia de abertura, o vice-presidente do IEE, Getúlio Reale, fez a leitura da 2ª Carta de Porto Alegre. No documento, a reiteração do que foi dito há 25 anos: “Nosso país será amanhã o que bem fizermos hoje. Só seremos um grande país se desafiarmos o momento histórico de hoje”, finalizou Reale.

FacebookShare

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>