PORT | ENG


Novembro 2014 – O futuro do Brasil

R

Rodrigo Tellechea, Advogado e Diretor de Formação do IEE

Ao examinar o material que compõe a presente edição dos Insights, deparei-me com artigos que abordam temáticas variadas e indubitavelmente relevantes para construir caminhos mais prósperos para o Brasil do futuro. Em razão disso (e também do aspecto introdutório que se espera deste singelo ensaio), optei por trilhar um caminho menos técnico e mais reflexivo sobre o caráter do país em que vivemos e que queremos transformar com base nos valores liberais

Leia mais 

fabiano zouvi

Convidado Especial
Carta aos novos governantes

Fabiano Zouvi, Advogado e Associado Honorário do IEE

Há bastante tempo, escutamos falar que o Brasil é o país do futuro. O futuro já é presente, amanhã será o passado e ainda não conseguimos atingir níveis aceitáveis de qualidade de vida social, econômica e política. O Brasil não é mais “a bola da vez”…

Leia mais


Eduardo Davoglio

A distribuição dos tributos no Brasil

Eduardo Davóglio de Souza, Advogado e Associado do IEE

O produto da arrecadação tributária do poder público em nosso país é notoriamente exorbitante, ao ponto de ultrapassar a cifra dos trilhões de reais ano após ano. Essas quantias babilônicas de dinheiro são cobradas e exigidas de forma eficaz pelos órgãos encarregados da administração pública…

Leia mais


gabrielle Brust

A encruzilhada da educação

Gabrielle Brust, Diretora Executiva e Associada do IEE

A cada década, o ciclo repete-se: entrando ou saindo de uma crise, o país debruça-se sobre as causas que impedem um crescimento consolidado. Além dos diagnósticos óbvios e chavões repetidos como mantras por especialistas, gestores e políticos, a sociedade clama por uma educação de qualidade…

Leia mais


Giovana Stefani

O futuro do Brasil – para onde fica o norte?

Giovana Stefani, Empresária e Associada do IEE

Nos últimos quatro anos, a economia brasileira cresceu 1,4 ponto percentual a menos do que a economia mundial e 1,2 ponto percentual a menos do que a economia latino-americana, segundo previsões do FMI. O Brasil está encolhendo em relação mundo, e a maré não está mais a nosso favor. Diante desse cenário…

Leia mais 


Renan Germano

O futuro do Brasil

Renan Germano, Administrador de empresas e Associado do IEE

Nos últimos 35 anos, o crescimento econômico do Brasil foi realizado sem que houvesse aumento significativo na produtividade de sua força de trabalho. Nesse mesmo período, países como Índia, China e Chile – citando apenas nações com economias ainda subdesenvolvidas em 1980 – tiveram ganhos de produtividade muito maiores que os níveis atingidos pelo Brasil…

Leia mais 


Rodrigo Chanin

Empreendedorismo brasileiro: oportunidade ou dificuldade?

Rodrigo Chanin, Administrador, Empresário e Associado do IEE

Não é fácil empreender no Brasil. Para abrir uma empresa no país, leva-se em torno de 107 dias, enquanto em países como EUA, Austrália, Canadá e Chile esse tempo é em torno de quatro dias. Quando um brasileiro finalmente consegue ter a sua empresa aberta e funcionando, ainda tem que arcar com os pesados tributos impostos pelo Estado…

Leia mais 


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”