PORT | ENG


Junho 2014 – Direitos Civis na Internet

Fernando Ulrich

Fernando Ulrich, economista e vice- presidente do IEE

Lembro-me como se fosse hoje quando, no início da década de 90, usando um PC 386, consegui uma conexão à internet pela primeira vez. À época, não havia muito que fazer naquela incipiente rede mundial de computadores. Poucos indivíduos estavam conectados. O conteúdo era escasso. À primeira vista…

Leia mais 

wagner lenhart

Convidado Especial
Breves considerações sobre a internet, os direitos civis e o governo

Wagner Lenhart, advogado e Associado Honorário do IEE

O advento da internet, esse impressionante sistema que interliga pessoas ao redor do globo, é, sem dúvida…

 

Leia mais


camile_costa

Será que precisava?

Camile Costa, advogada e Associada do IEE

Há alguns anos, quando a internet ainda era uma novidade, muito se questionou a respeito do futuro da legislação nesse âmbito. Por um bom tempo, nada houve de legislação específica. No entanto, isso não pareceu ser um grande problema….

Leia mais


Diego Carvalho

Regulação da internet e competição

Diego Carvalho, advogado, economista, sócio do Banco de Investimentos Koliver e Associado do IEE

Como sustenta o economista Douglass North, leis são instituições formais que, em conjunto com as instituições informais de uma sociedade (tais como a moral vigente, os usos e os costumes), estabelecem as “regras do jogo”, fornecendo um conjunto de incentivos aos agentes econômicos…

Leia mais


Eduardo Reimann

Marco Civil: início do fim da liberdade na internet no Brasil?

Eduardo Reimann, empresário e Associado do IEE

É difícil contra-argumentar a afirmação de que a internet é uma das maravilhas do nosso tempo. A rede mundial de computadores revolucionou as vidas de toda a humanidade, seja a dos conectados a ela, seja a dos que ainda estão de fora…

Leia mais 


Giovana Stefani

Marco Civil da Internet – garantia ou cerceamento de direitos?

Giovana Stefani, administradora e Associada do IEE

A Lei do Marco Civil da Internet foi instituída com o pretexto de regulamentar direitos e deveres de cidadãos, provedores e governo para supostamente trazer benefícios aos usuários. Entretanto, se analisarmos o texto de forma mais profunda, o que se vê é uma tentativa…

Leia mais 


paulo

A internet e os direitos civis

Paulo Fuchs, empresário, economista e Associado do IEE

Em um momento em que nações ocidentais começam a criar legislações para regular a internet, a importância do respeito aos direitos civis é uma questão levantada por políticos e organizações na era da informação. Exemplos disso são as legislações…

Leia mais


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”