PORT | ENG


Fevereiro 2014 – Segurança

eduardo_zimmer

Eduardo Zimmer Sampaio, empresário e vice-presidente do IEE

Todo cidadão de bem gosta do sentimento de liberdade, sentimento que vem sendo fortemente ferido pelo notável e escrachado desdém daqueles que deveriam cuidar da nossa segurança.

Leia mais 

mauricio

Convidado especial

Maurício Filippon, empresário e Associado Honorário do IEE

Quando o tema é segurança, logo me vêm à cabeça o direito de ir e vir, poder sair na rua com tranquilidade, frequentar espaços públicos… 

Leia mais


eduardo_fuhmeister

Brasil: aqui o crime compensa.

Eduardo Fuhrmeister, administrador e Associado do IEE

Segundo os dados do 7º Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em novembro de 2013, atualmente ocupamos a 18ª colocação no ranking dos países com maior índice de homicídios, medidos pela taxa em cada grupo de 100 mil habitantes.

Leia mais


fernando

O crime compensa? Uma abordagem econômica sobre a segurança pública.

Fernando Pisa, economista e Associado do IEE

A sensação de insegurança vem aumentando no Brasil, ao passo que as políticas públicas de segurança parecem cada vez mais ineficazes. É crescente o sentimento de que os criminosos estão ganhando espaço. 

Leia mais


giovana

(In)segurança pública

Giovana Stefani, administradora e Associada do IEE

Segundo pesquisa do IPEA (Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada), 50 mil homicídios foram registrados em 2013 no Brasil. Apesar de estarmos vivenciando índices de criminalidade em nível de guerra civil, não vemos disposição do governo federal de comprar essa briga para reverter a situação de ineficiência do sistema de segurança pública.

Leia mais 


julio

Criminalidade e Impunidade

Júlio Eggers, administrador e Associado do IEE

Estamos tão habituados à insegurança no Brasil que suas implicações no nosso cotidiano não nos chocam mais. Casas com muros altos, prédios de apartamentos com segurança 24 horas e condomínios de casas são tão comuns que acabaram quase virando a normalidade. 

Leia mais


ricardo_heller

Construindo soluções, não presídios

Ricardo Heller, advogado, sócio do Stifelman Advogados e Associado do IEE

O tema do Fórum da Liberdade de 2014 é “Construindo Soluções”. Portanto, no presente artigo, pretendo apresentar alguns pontos de vista sobre a questão do sistema penitenciário no Brasil, para, ao final… 

 Leia mais


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”