PORT | ENG


Agosto 2014 – A Cultura do Brasileiro

Ricardo Heller

Ricardo Heller, Advogado e Diretor de Eventos do IEE

Abordar o tema da cultura do brasileiro representa um grande desafio, pois impõe responder, inicialmente, a uma pertinente questão: existe uma cultura do brasileiro? Ou seja, há um conjunto de crenças, valores, costumes e práticas que caracterizam o povo brasileiro? Ainda, se a resposta for positiva, é necessário apontar quais são tais elementos comuns a toda a população brasileira ou, ao menos, a grande parte dela. Trata-se de tema sobre o qual….

Leia mais 

Ricardo B. Ranzolin

Convidado Especial
A cultura do brasileiro

Ricardo B. Ranzolin, Advogado e Associado Honorário do IEE

Para saber se alguém é senhor de si, alerta de sua realidade e de seus propósitos, basta avaliar o teor das respostas que der às seguintes perguntas: de onde vens, quem és e para onde vais? Os mesmos questionamentos valem também para se saber a quantas anda uma nação….

Leia mais


Diego Florian Roberti

Jeitinho brasileiro: é essa identidade que queremos ter?

Diego Florian Roberti, Engenheiro de Produção e Associado do IEE

A cultura brasileira, a bem da verdade, é de difícil definição. Abstrair, então, uma figura que defina bem as idiossincrasias do povo brasileiro se torna tarefa quase impraticável. Basta remontar ao passado para entendermos essa dificuldade: ela é a fusão da cultura dos povos indígenas com características da colonização portuguesa, abrangendo os diversos processos imigratórios de africanos, italianos, alemães, árabes, espanhóis, poloneses e japoneses….

Leia mais


Júlio Eggers

Povo Conformado?

Júlio Eggers, Administrador e Associado do IEE

O Brasil é um país de proporções continentais. São quase 200 milhões de habitantes espalhados por aproximadamente 8,5 milhões de km². Fomos colonizados por povos como japoneses, portugueses, alemães, africanos. O retrato do Brasil de hoje não cabe em uma foto, somos miscigenados e ao mesmo tempo completamente diferentes, às vezes podemos ser mais parecidos com o povo do país vizinho do que com nosso próprio conterrâneo mais distante…

Leia mais


Paulo Fuchs

A cultura paternalista do brasileiro

Paulo Fuchs, Empresário, Economista e Associado do IEE

O Brasil é um país formado inicialmente por descobridores interessados em retirar as riquezas locais e as exportar para a metrópole. Ou seja, o contrário dos Estados Unidos, uma nação formada por imigrantes que procuravam formar uma nova vida. Apesar disso, muitos imigrantes de diversas nações eventualmente formaram suas vidas aqui…

Leia mais 


Pedro Echel

Batalhão de heróis

Pedro Echel, Administrador e Associado do IEE

Como falar de cultura sem antes falar de história? Como justificar o curso e a situação atual da sociedade brasileira sem antes mencionar a trajetória percorrida até hoje? O Brasil descoberto foi o Brasil explorado, fornecedor de matérias-primas, que subsidiou a família real portuguesa. Situação total de submissão e papel de fornecedor…

Leia mais 


Ramon Bastos Crivellaro

Darwin: o pai do jeitinho brasileiro

Ramon Bastos Crivellaro, Administrador, Empresário e Associado do IEE

Em 1859, Charles Darwin lançou a primeira edição do livro “Origem das Espécies”. Nele, apresentou uma revolucionaria visão sobre viver e sobreviver: a Teoria da Evolução. Darwin mostra que os organismos vivos evoluem gradualmente por meio da seleção natural. Porém, uma característica é apontada e destacada como a chave para a mudança acontecer – a adaptação…

Leia mais


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”