PORT | ENG


Agosto 2013 – Brasil Competitivo

eduardo.jpg

Eduardo Zimmer Sampaio, empresário e vice-presidente do IEE

Cada país tem a sua cultura, cada povo tem características gerais que advêm também de sua história, de sua situação político-econômica, e o povo brasileiro tem muitas características positivas…

Leia mais 

giancarlo.jpg

Convidado especial

Giancarlo Mandelli, empresário, associado honorário e conselheiro do IEE

Ano após ano, a atividade industrial vem perdendo força e participação na economia brasileira. A indústria de transformação…

 

Leia mais


camile.jpg

É possível um país competitivo que inibe a competição?

Camile Costa, estudante de direito e Associada do IEE

Após anos de ditadura e mais alguns de instabilidade e caos, vivemos há um bom tempo em um Brasil finalmente (e aparentemente) estável. Alcançamos a democracia, vencemos a hiperinflação e aumentamos consideravelmente a classe média.

Leia mais 


diego.jpg

Grupos de interesse e competitividade nacional

Diego Carvalho, advogado, economista, sócio do Banco de Investimentos Koliver e Associado do IEE

Em sua obra “The logic of collective action: public goods and the theory of groups” (1971), o economista norte-americano Mancur Olson sustenta haver uma tendência de que pequenos grupos organizados em torno de objetivos comuns obtenham benefícios à custa de grandes grupos desorganizados, cujos membros, embora compartilhando os mesmos interesses, não têm incentivos para agir coletivamente.

Leia mais


joao.jpg

Bem-vinda, ignorância. Adeus, competitividade.

 João Pedro Kulkes, empresário e Associado do IEE

 As medidas tomadas pelos governantes brasileiros constituem, historicamente, ações voltadas para a construção de uma imagem popular para o partido, bem como para estabelecer uma base eleitoral forte para futuras reeleições…

Leia mais 


paulo.jpg

A carga tributária nacional – uma barreira para o futuro

Paulo Fuchs, empresário, economista e Associado do IEE

A elevada carga tributária brasileira é um dos principais entraves ao crescimento do país. A elevação dos tributos pode ser demonstrada pelo fato de ela ter crescido de 22,39% do PIB, em 1986, para 29,91% em 1990 e 36,27% em 2012 (1).

 

Leia mais


saulo.jpg

Burocracia Impeditiva do Empreendedorismo

Saulo Kulkes, empresário  e Associado do IEE

O desempenho do trabalho do empreendedor no Brasil é dificultado pelo Estado por meio da imensa burocracia e da alta carga tributária. Para compreender sua desmotivação, é necessário entender o que é ser empreendedor. Empreendedorismo é o processo de criar algo distinto e valorizado…

 Leia mais


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”