PORT | ENG


ensaios_logo

Veja, abaixo, ensaios publicados recentemente:


Carta de 1988: a Constituição que já nasceu anacrônica

Rodrigo Calazans | Advogado e Associado do IEE

Em 1984 Ronald Reagan era eleito para seu segundo mandato presidencial nos Estados Unidos com uma votação histórica (venceu em 49 dos 50 estados). A política econômica implementada no primeiro mandato do republicano, conhecida como “Reaganomics”, permitira que o país voltasse a crescer após uma década de estagnação. A inflação fora reduzida significativamente, e 16 milhões de empregos foram criados.

 Leia mais

Estado de Direito, democracia e liberdade

Sillas B. Neves | Advogado e Associado do IEE

Nos dias de hoje, em que as sessões do Congresso Nacional estão tão presentes nas nossas vidas quanto qualquer outro programa da televisão, a população tem tomado contato com diversos procedimentos antes só afeitos a quem, de fato, estudasse as leis. Graças a isso, a população tem se familiarizado, ainda que superficialmente, com o funcionamento do processo legislativo no nosso país.

 Leia mais

Eficiência por meio da liberalização do setor postal

Pedro Calazans | Administrador, empresário e Associado do IEE

Não existem motivos que justifiquem o fato de se pagar mais por serviços de menor qualidade. O mais inteligente e lógico é pagarmos o menor valor possível pelo melhor serviço viável. Isso só pode ocorrer quando não existe monopólio em determinado setor e quando temos livre concorrência. Apenas com a concorrência e a disputa entre empresas prestadoras de serviço é que encontraremos a melhor relação custo/benefício.

 Leia mais

Precisamos ter foco

Caio Rizk | Advogado e Associado do IEE

Sempre que o assunto privatização vem à tona, há alvoroço em grande parte da sociedade. Aqueles que são contrários à ideia defendem que as empresas públicas são um patrimônio de todos, afirmando que o Estado não pode abrir mão da atuação em setores da economia que são de interesse público, sob pena de frustrar parte da população de receber serviços necessários a qualquer ser humano.

 Leia mais

Neoliberalismo vs. liberalismo clássico. Existe mesmo diferença?

Felipe Morandi | Administrador, empresário e Associado do IEE

A incidência É inegável que, nos últimos anos, o liberalismo vem tomando espaços e importância nunca antes vistos – muito menos experimentados – no Brasil. Tal fenômeno dá-se justamente pela falha completa de todas as ideologias políticas colocadas em práticas por aqui, tanto de esquerda quanto de direita. As pessoas começam a enxergar valor na descentralização estatal dando autonomia aos indivíduos e lutando por condições mais favoráveis, em que o governo pare de interferir coercitivamente nas suas vidas.

 Leia mais

A intervenção “democrática”

Fabio Steren | Consultor em segurança, empresário e Associado do IEE

Analisando a atual situação do Brasil, você diria que vivemos em uma democracia? Se buscarmos a tradução literal dessa palavra, veremos que democracia é uma forma de governo em que o povo exerce a soberania, ou seja, o indivíduo é o protagonista da sua própria vida e na forma como toma decisões. Será que os representantes eleitos pelo povo estão, de fato, tomando as medidas que beneficiam você?

 Leia mais

O impacto da tributação como forma de intervenção estatal

Felipe Vargas | Administrador e Associado do IEE

A incidência de impostos sobre a população brasileira tem se tornado maior a cada ano, abordando diferentes esferas de tributos, do âmbito municipal à União. São diversas as formas que o governo determina para realizar a tributação sobre as ações dos indivíduos. Quando falamos na situação das empresas, o cenário acaba sendo pior ainda. São impostos sobre impostos, diminuindo a competitividade das empresas locais e exigindo controle e capacitação…

 Leia mais


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista
e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”