PORT | ENG


ensaios_logo

Veja, abaixo, ensaios publicados recentemente:


Corporativismo vs. Capitalismo 

Felipe Morandi | Administrador, empresário e associado do IEE

Em muitos países, o capitalismo ainda é demonizado por parte expressiva da população. Há quem diga que ele se resume a barões da indústria opressores, egoístas e elitistas. O capitalista é considerado um pária por aqueles que julgam uma troca voluntária de um serviço ou produto pelo seu equivalente valor monetário a algo imoral e materialista. Pois bem, esse pensamento não só é simplista e generalizador, como também completamente equivocado e ultrapassado…

 Leia mais


PEC, desatando nós 

Pedro De Cesaro |Consultor financeiro e associado do IEE 

Desde que o governo se intitula Estado no Brasil, consistentemente, nossos governantes entregaram ao seu sucessor um país fiscalmente mais desacertado do que receberam. Isso é claramente percebido pelo aumento de gastos públicos em todas as esferas, por nosso viés inflacionário e pela crescente alta tributária que mais parece um nó que não desata, daqueles que, no final, é necessário utilizar uma tesoura para resolver o enigma…

 Leia mais


Soluções privadas para o déficit carcerário 

Diego Jardim Carvalho |Advogado, economista, sócio do Banco de Investimentos Koliver e Associado do IEE

Segundo levantamento do Ministério da Justiça, o Brasil tem atualmente mais de 622 mil detentos, constituindo a quarta maior população carcerária do mundo. Enquanto isso, o déficit carcerário alcança a marca de impressionantes 250 mil vagas. No Rio Grande do Sul, o déficit é de cerca de 10 mil vagas, havendo aproximadamente 34 mil detentos (compreendendo os regimes fechado, semiaberto e aberto), conforme dados da Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários)…

 Leia mais


Página virada – Fim do populismo, início das reformas essenciais 

Pedro Calazans |Administrador, empresário e associado do IEE

Após uma das piores crises econômicas da História do Brasil, temos motivos para acreditar que o pior já passou. Ao menos a origem dos principais problemas econômicos foi corrigida com a saída do PT do poder, após 13 anos de intervenção estatal. Os efeitos da crise ainda são visíveis, mas, desde o começo do processo de impeachment, os indicadores já começaram a mudar: a Bovespa valorizou-se mais de 50% neste ano e as ações da Petrobras triplicaram de valor….

 Leia mais


A nova classe ociosa

Juliano Dipp | Administrador e associado do IEE

Thorstein Veblen foi um economista americano do final do século XIX. Ficou famoso pela crítica social aos costumes burgueses, dissecando os comportamentos com uma sátira acida e muito profunda. Sua principal obra foi The Theory of the Lesure Class (A Teoria da Classe Ociosa), de 1899. Apesar de nunca ter se posicionado politicamente, fazia uma crítica e uma narrativa à esquerda das escolas de economia vitoriana, ao mesmo tempo em que criticava e elogiava Marx. Por ter estudado os costumes de diversos povos e tribos, analisando as economias primitivas, adquiriu grande conhecimento antropológico, de onde derivam a sua obra e suas ideias…

 Leia mais


O poder dos políticos e a corrupção

Amanda Cecere de Oliveira | Empresária, engenheira e associada do IEE

Manobras e leis que protejam aqueles que as definem nunca foi novidade em nosso país. E que os governantes, com raras exceções, trabalham visando seus interesses e o poder também não. A comoção popular, externada por meio de muitas manifestações, quis dar um basta na impunidade. Eis que vivemos um momento histórico com o avançar das investigações na operação “Lava Jato”, e até mesmo com prisões de nomes de relevância no cenário político, como a do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, suspeito de montar organização criminosa para arrecadar propina…

 Leia mais


A PEC da realidade orçamentária e por que direitos não nascem em árvores

Rodrigo De Marchi Calazans | Advogado e associado do IEE

Por que alguns países se endividam em patamares insuportáveis a ponto de desencadear convulsões sociais? O começo da resposta pode ser encontrado em duas verdadeiras máximas proferidas pelo político e economista Thomas Sowell. Segundo ele, “A primeira lei da economia é a escassez. E a primeira lei da política é ignorar a primeira lei da economia”… 

Leia mais


O jogo de palavras

Pedro Echel | Administrador e associado do IEE

O Estado deve ser totalmente aparelhado por intelectuais partidários e simpatizantes, de modo a garantir uma tomada hegemônica das instituições culturais e sociais do país. “Os fabianos eram, de uma certa forma, marxistas mais bem treinados do que o próprio Marx”, disse Joseph Schumpeter. É inegável que todos nós não tenhamos aprendido ou, ao menos, ouvido falar de Karl Marx. Porém, mais inegável ainda é afirmar que a totalidade dos brasileiros não acredita nos mesmos ensinamentos de Mises – sem nem mesmo conhecê-lo… 

Leia mais


E o futuro mandou a conta da Previdência: o que fazer?

Gabriel P. Torres | Economista e associado do IEE

Criado com um modelo atuarialmente fadado a produzir prejuízos no longo prazo, o sistema de previdência administrado pelo Estado precisa ser alterado antes que empenhe também o futuro de cada brasileiro. Aqui e acolá algumas notícias sobre reformas no sistema de Previdência “pipocam” na imprensa brasileira. Muito se fala que o governo deseja aumentar a idade mínima para que o trabalhador da iniciativa privada, e do setor público possam se aposentar, além de criar uma regra de transição para quem está próximo da aposentadoria… 

Leia mais


Segurança já

Julia Tavares| Advogada e associada do IEE

Segundo a ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os assassinatos registrados no país nos últimos quatro anos provocaram mais mortes que a guerra na Síria. A mais recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública registra 58.383 mortes violentas e intencionais em 2015 no Brasil, o que equivale a um óbito a cada nove minutos. Os dados são alarmantes. A guerra na Síria choca o mundo inteiro com a sua crueldade, mas não percebemos que os números internos do nosso país são muito mais preocupantes…

Leia mais


Daer, exemplo da ineficácia da administração pública

Angela Francesca Grando Veit | Empresária e associada do IEE

No Brasil, a administração estatal, além de controlar os serviços básicos de segurança e justiça, atua em muitas outras áreas, como a bancária, a da saúde e a da educação. Todavia, na grande maioria das vezes, a gestão pública é ineficaz, e isso faz com que os custos de tal serviço sejam muito mais caros do que se fossem executados por empresas privadas… 

Leia mais


O Brasil passa fome

Gabriela Bratz Lamb | Advogada e associada do IEE

O Brasil passa fome, mas essa fome é de liberdade, e ela tem tudo a ver com alimentação. Vislumbramos, neste ano, um problema reiterado em nosso país: o aumento substancial do preço dos alimentos em razão da alta demanda e da baixa oferta. O “vilão” deste ano foi o feijão, que pesou significativamente na economia doméstica em razão do alto preço. Após súplicas, o governo federal decidiu pela abertura temporária do mercado, facilitando a importação da leguminosa…

Leia mais


Mais riqueza depende de menos Estado

Michelle Golgo | Advogada, empresária e associada do IEE

O Brasil passa por uma das piores crises de sua história. Desemprego, inflação, corrupção, violência, tudo parece desanimador e sem perspectivas de melhora. Porém, o país não é o primeiro nem o único a passar por esse tipo de problema, de modo que temos exemplos de nações que conseguiram resolver os mesmos problemas que temos, quando as ações corretas foram tomadas…

Leia mais


Privatização e a retomada econômica

Pedro Calazans | Administrador, empresário e associado do IEE

Um tema muito recorrente nos dias de hoje é a privatização. A eclosão de escândalos de corrupção em empresas públicas, principalmente na Petrobras, aliada à crise econômica, ao avanço da Operação Lava Jato, às manifestações populares contra o governo, às chamadas “pedalas fiscais”, entre outros fatores, levaram ao impedimento da presidente Dilma. Esse cenário de descontentamento com a administração pública foi favorável ao discurso do presidente Michel Temer, que trouxe à tona o processo de desestatização de empresas públicas. Com os mais exorbitantes exemplos de quão prejudicial é a intervenção do Estado na economia publicados diariamente nos mais diversos meios de comunicação, o pensamento de que quanto maior o tamanho do Estado, maior será a corrupção fica mais evidente…

Leia mais


Democracia: o que se vê e o que não se vê

Felipe Morandi | Administrador, empresário e associado do IEE

A democracia é o sistema pelo qual o povo, por meio de sua maioria, define os rumos de uma nação. Sob essa ótica, bem como quando comparada com outros modelos de poder já testados, a democracia é considerada um sistema absoluto e sagrado. Winston Churchill a definiu como “a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos”. Esse dito é procedente, uma vez que a simples existência de eleições diretas aliadas a uma Constituição Federal não torna o sistema democrático inquestionável ou até mesmo justo…

Leia mais


Devemos considerar a pena de morte?

Mateus Jarros | Empresário e associado do IEE

O liberalismo defende a existência de um Estado pequeno, limitado por uma Constituição, que tenha como principais funções garantir a vida, a liberdade e a busca pela felicidade individual. Tal concepção de Estado parece adequada para grande parte da sociedade. Mas e se a mesma Constituição que defende a vida defender a pena de morte? Trata-se de um assunto polêmico e pouco debatido, muitas vezes apenas respondido com a simples frase “sou contra”, quando existem argumentos fortes para se considerar a medida punitiva…

Leia mais


Alternativas para a crise na segurança

Amanda Cecere de Oliveira | Empresária, engenheira e associada do IEE

Quem já não sentiu a terrível sensação de insegurança nas ruas da sua cidade? Vivendo no Brasil, torna-se cada vez mais raro conhecer pessoas que não sintam tal sensação por conta da violência e da criminalidade urbana em geral.Os índices de criminalidade, cada vez mais elevados, fazem com que a sociedade viva com medo e a obrigam a ser refém da falta de segurança…

Leia mais


A burocratização na abertura de empresas

Rodrigo Paim | Associado do IEE

É imensurável o número de vezes que ouvimos reclamações em relação à burocracia demasiada que temos em serviços públicos. Quando somos expostos a índices e números de potências internacionais, ou até de vizinhos próximos, tendemos a ficar pasmos com a disparidade em termos de agilidade com que os mesmos serviços e processos são realizados

Leia mais


Ideologia

Juliano Dipp | Administrador e associado do IEE

Ideologia é um termo que vem sendo muito mal compreendido e tem sido usado como xingamento político, a fim de rotular um conjunto de ideias ou posições políticas tanto à direita quando à esquerda. Na verdade, refere-se a uma cadeia de premissas e conclusões casuísticas que formam uma narrativa da realidade. Etimologicamente, significa estudo das ideias, o conjunto de ideias e pensamentos que formam uma visão de mundo, uma doutrina, para uma pessoa ou um grupo de pessoas

Leia mais


O capitalismo e a intervenção estatal

Marcelo Bertuol | Advogado e associado do IEE

O que vimos recentemente na votação do impeachment é o retrato do Brasil. Muito embora o processo de impedimento esteja previsto e descrito na nossa Constituição Federal, sempre existe um jeitinho, bem brasileiro, de interpretar as leis, acomodar situações e beneficiar alguns. O mesmo acontece na nossa economia, quando o governo se faz valer de algumas manobras, para benefício próprio ou de outrem. O resultado disso é o baixo grau de crescimento do Brasil, pois não há desenvolvimento sem instituições fortes, e não existem instituições fortes sem o real cumprimento das leis

Leia mais


Previdência: é preciso mudar

Julia Tavares | Advogada e associada do IEE

O Brasil precisa de muitas reformas para prosperar e se desenvolver. Uma delas, e talvez a mais importante, é a reforma previdenciária. Além da ineficiência de seu formato originário, a Previdência Social tropeça na ineficiência da gestão pública. O regime de repartição adotado no nosso país obriga que qualquer contribuinte se solidarize com aqueles que não mais participam da cadeia produtiva brasileira. Ou seja, os contribuintes ativos acabam por sustentar aqueles que já estão inativos…

Leia mais


A corrupção não acabou

Gabriela Bratz Lamb | Advogada e associada do IEE

É verdade: o impeachment não acabou com a corrupção no país, assim como ela não acabará se um ou dois partidos forem extintos. Então o que poderá diminuir as condutas imorais que assolam e espoliam nosso Estado e cidadãos? Quem sabe se tentarmos consolidar nossas instituições, planejarmos um ambiente comercial favorável e um governo limitado às atividades básicas possamos evitar crimes como os encenados por nossos burocratas…

Leia mais


Não há alternativa: sem reformas, não espere que o Brasil inicie um ciclo de crescimento sustentável nos próximos anos

Gabriel Torres | Economista e associada do IEE

No final de junho, a economia brasileira registrou uma comemoração macabra: a recessão econômica completou mais de 24 meses ininterrupta. Desde o segundo trimestre de 2014, o PIB brasileiro acumula queda de 6,7% em bases anuais: incríveis R$ 438,7 bilhões a menos em produção, considerando os preços de produtos em 2016…

Leia mais


A proteção da mulher na legislação trabalhista brasileira

Angela Francesca Grando Veit | Empresária e associada do IEE

A legislação trabalhista do Brasil é uma das mais complexas no mundo: são inúmeras leis que visam regular as atividades empresariais e resguardar os direitos dos trabalhadores. Entretanto, o efeito da regulação excessiva é inverso: ao contrário de proteger o trabalhador, prejudica-o. Isto é o que acontece com as mulheres: elas são tratadas como…

Leia mais


O cerne do ajuste fiscal

Pedro De Cesaro | Consultor financeiro e associado do IEE

Desde a promulgação de nossa Carta Magna, em 1988, todos os presidentes do Brasil, sem exceção, entregaram um país ao seu sucessor em uma situação fiscal pior do que a em que o receberam. O aumento do descompasso entre receitas e despesas não é novidade para os entes econômicos, no entanto, essa foi a pauta do segundo… 

Leia mais


O fracasso da educação estatal

Rodrigo Paiva Ferreira | Empresário e associado do IEE

Já é senso comum entre toda a população que a educação é a base de uma sociedade desenvolvida. Porém, no Brasil observam-se duas realidades distintas. Uma delas é das famílias com disposição e recursos financeiros para arcar com a educação privada dos filhos. A outra, vivida pela maioria dos brasileiros, é das famílias que não têm…

Leia mais


Segurança é o principal dever do Estado

Michelle Golgo | Advogada e associada do IEE

De tempos em tempos, a realidade de que vivemos em um país praticamente em guerra civil recai sobre nós, em consequência de uma nova barbárie cotidiana que nos choca. A cada nova morte, debatem-se as causas de por que as coisas chegaram a esse ponto: seriam as leis pouco rigorosas, ou seria culpa da miséria e da crise, ou do povo, que não tem oportunidades?

 

Leia mais 


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista
e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”