PORT | ENG


EDIÇÃO 21 |  Liberdade Social e Econômica: complementares, independentes ou opostas?

Paulo Fuchs

Liberdades Econômicas e Sociais

A indivisibilidade do ser humano e da sua liberdade

Paulo Costa Fuchs, empresário | Diretor de formação

Liberdade é possibilidade de ação de um indivíduo; conquanto ele não agrida as liberdades de outros indivíduos, ele pode buscar sua felicidade da maneira que melhor lhe couber.

Leia mais

Roberto Rachewsky

Liberdade social e econômica: complementares, independentes ou opostas?

Roberto Rachewsky, empresário | Conselheiro do IEE

A questão que define o tema deste artigo, da maneira como está formulada, leva-nos a crer que liberdade não seria um direito indivisível e inalienável.

Leia mais


Diego Roberti

Prezemos pelas nossas liberdades!

Diego Florian Roberti, engenheiro de produção | Associado do IEE

Menos de duas semanas separaram dois acontecimentos políticos de enorme repercussão no cenário mundial: no dia 26 de junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou o casamento homoafetivo em toda a extensão de seu território; já no dia 4 de julho, um plebiscito popular decidiu pelo não pagamento da dívida pública grega, visto que seus credores pediam uma política de austeridade econômica como pré-requisito para renegociação. 

Leia mais


Joana Renner

Livres para escolher

Joanna Maldonado Renner, executiva de marketing e vendas | Associada do IEE

Ainda que possamos separar liberdade econômica e liberdade individual e tratar os dois temas separadamente, ao analisarmos o respeito às liberdades e aos direitos dos homossexuais em diferentes nações, verificamos que existe uma relação direta entre países onde os homossexuais são tratados com igualdade de direitos e países com economias mais livres.

Leia mais


Mateus Jarros

A relação direta entre liberdade social e econômica

Mateus Jarros, economista | Associado do IEE

A existência da liberdade social depende diretamente da existência prévia da liberdade econômica. A partir desse ideal, observo o fenômeno da liberdade, visto que, em sociedades ou nações mais prósperas economicamente e com melhores níveis de bem-estar social, pode-se verificar que a liberdade econômica é condição para que se possa aspirar aos objetivos individuais.

Leia mais 


Ramon-Bastos-Crivellaro

A liberdade social vem por meio da liberdade econômica

Ramon Bastos Crivellaro, administrador e empresário | Associado do IEE

Qual a relação entre liberdade econômica e liberdade social? Alguns defendem que a liberdade, por si só, é prejudicial à sociedade, pois causa desigualdade, fome, pobreza e opressão dos mais ricos sobre os mais pobres.

Leia mais 


Renan Germano

Ou liberdade ou servidão

Renan Germano, administrador de empresas | Associado do IEE

Brasil, Argentina e Uruguai podem ser apontados como países com níveis relativamente altos de liberdade social. Nessas nações, as pessoas não sofrem restrições de movimentação, podem associar-se livremente a outros indivíduos, têm liberdade de expressão quase incondicional e podem escolher qual religião desejam seguir. 

Leia mais 


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista
e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”