PORT | ENG


ID-001014I_CapaYoutube_2560x473px

 

Palestrantes confirmados

fotoFernando Schüler – Professor do Insper e Curador do Projeto Fronteiras do Pensamento. Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, Fernando Schüler é Professor e pesquisador do Insper, em São Paulo. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e Diretor da Fundação Iberê Camargo. Foi bolsista do Faculty Research Program, do International Council for Canadian Studies, em Toronto, no Canadá. É criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento.  Possui experiência na área de análise política, com ênfase nas áreas de políticas públicas, história e filosofia política. É também titular da Cátedra Insper Palavra Aberta, voltada à reflexão sobre a liberdade de expressão e de imprensa. 



fotoAlejandro (Alex) Chafuen – Presidente da Atlas Network, 
Ph.D., tornou-se presidente da Atlas Network em 1991 e foi eleito como Conselheiro em 2009. Ingressou na Atlas Network em 1985 e trabalhou ao lado de Sir Antony Fisher. É trustee da Grove City College, membro dos Comitês de Governança e Desenvolvimento. Dr. Chafuen também é membro da Sociedade Mont Pelerin desde 1980, além de ser membro do Comitê de Associados. Serve em diversos conselhos, incluindo a Fundação Chase na Virginia, o Instituto Acton para o Estudo da Religião e Liberdade e o Instituto Fraser, no Canadá. É membro honorário ativo do Comitê de Membros da Fundação John Templeton, além de participar da World Charity Foundation e do Templeton Religion Trust.  Dr. Chafuen é membro do Conselho Consultivo da The Philanthropic Enterprise e foi membro do comitê fundador do Donors Trust. É colunista da Forbes.com, onde assina a coluna “Intellectual Entrepreneurs” com foco em discussões e estudos políticos. Recebeu o Prêmio de Liderança Global (2010), do Instituto de Liderança dos Estados Unidos, do Bow Group (Reino Unido), do Congresso Mundial das Famílias / Howard Center for Family, e recentemente recebeu o Prêmio Liberdade Walter Judd. Seu livro Fé e Liberdade sobre as raízes cristãs da economia de livre mercado tem sido publicado em várias edições em sete países. 


donboudreaux_siteDonald Boudreaux – Economista norte-americano, escritor e professor, 
é sênior fellow do Programa F. A. Hayek de Estudos Avançados em Filosofia, Política e Economia no Mercatus Center, na George Mason University e membro do conselho da Mercatus Center. É professor de Economia e ex-diretor do departamento de economia da universidade. É titular da cadeira Martha e Nelson Getchell para o estudo do capitalismo de livre mercado no Mercatus Center. Especialista em globalização e comércio, direito e economia, e economia antitruste. Boudreaux está empenhado em tornar a economia mais acessível a um público mais amplo, para isso, ele realiza palestras nos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Europa sobre variados temas, inclusive sobre a lei antitruste e o comércio internacional. É autor dos livros: “Hipócritas e Half-Wits: Uma dose diária de sanidade do Café Hayek” (2012), “Globalização” (2008), e sua próxima obra, “The Essential Hayek (2015). Seus artigos aparecem em publicações como o Wall Street Journal e US News & World Report, bem como numerosas publicações acadêmicas. Boudreaux escreve um blog (com Russell Roberts) chamado “Café Hayek” e uma coluna regular sobre economia para o Pittsburgh Tribune-Review. Já participou várias vezes do programa de John Stossel, da Fox, para discutir uma série de questões econômicas. Anteriormente, foi presidente da Foundation for Economic Education e professor associado de estudos jurídicos e de economia na Clemson University. Ele também serve como um acadêmico adjunto no Cato Institute. Boudreaux é PhD em Economia pela Auburn University, e em Direito pela Universidade de Virginia.

 

foto.Kylee

Kylee Majkowski  – Co- fundadora e CEO da Tomorrow’s Lemonade Stand (TLS). Fundou a TLS com apenas 7 anos, ela queria dar às crianças a oportunidade de criar algo próprio. A Tomorrow´s Lemonade Stand é uma comunidade de mini-empreendedores que promove e incentiva o espírito de empreendedorismo em meninas e meninos de todo o mundo. Capacita crianças em tenra idade (7-11) para se tornarem confiantes, independentes e indivíduos capazes. Tem como principal foco inspirar e provocar a criatividade, a tomada de riscos, a empatia, e também a encontrar a sua paixão. Proveem às crianças com o começo da sua trajetória empreendedora por meio de canais normalmente não ensinadas no ambiente escolar típico. A TLS ensina os jovens como serem pessoas reais em um mundo em constante evolução. Kylee gosta de cantar, tocar piano, dançar, e ser audaciosa. É uma fashionista que ama viajar e relaxar na praia com um bom livro. Acredita profundamente que “pensar fora da caixa” vai ajudar a si mesma e seus amigos a construir a vida que eles querem. Reside nos arredores de Washington DC com sua família.

 

 

gloria alvarezGloria Álvarez – Cientista política e Diretora do Movimento Cívico Nacional da Guatemala, é formada em Ciências Políticas e Relações Internacionais, tem experiência técnica e administrativa em projetos de cooperação internacional e em negociações de conflitos. Conhecimento profundo em economia política em ambos os contextos latino-americanos e internacionais quanto às áreas de: política, cultura, meios de comunicação de massa, desenvolvimento internacional e sustentável estratégias participativas. Experiência de mais de 10 anos em meios de comunicação de massa e abordagens individuais, com a imprensa e ambientes televisionados. Experiência de Relações Públicas na área cultural com desenvolvimento de ideias. Ativista política, é diretora de projetos do MCN – Movimiento Civico Nacional, onde atua no combate à corrupção. Conduziu vários programas de rádios: “Mañanas de Gloria” 949 Radio (2010-2012), “ExprésateYA” Mega 107.7FM (2013) e “Viernes de Gloria” na Libertópolis Radio (junho de 2014- atual). Gloria tem um forte apelo entre os jovens, e atualmente comanda seu próprio programa de televisão, chamado #HDP “Hijos de la Política” que é transmitido pela TV Azteca Guatemala. 

 

foto_siteRodrigo Galindo – CEO da Kroton Educacional. Graduado em Direito, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Atua na gestão de instituições de educação há mais de 22 anos. Foi Pró-reitor Administrativo da Universidade de Cuiabá e responsável pelo credenciamento e implantação de instituições de ensino superior na Bahia, Mato Grosso, Amapá, Acre e Rondônia. Foi CEO (Chief Executive Officer) do Grupo Educacional IUNI, com mais de 50 mil alunos no ensino superior e atuação em 6 Estados brasileiros. Foi Diretor de Operações e Diretor de Ensino Superior da Kroton. Atualmente é CEO do Grupo Kroton Educacional, a maior instituição de educação do mundo (em valor de mercado), com mais de 1 milhão de alunos e 37 mil colaboradores, ofertando ensino com elevado patamar de qualidade (conceitos de qualidade no ENADE no mesmo patamar das instituições públicas). Publicações: Dissertação “Políticas Públicas de Avaliação: análise crítica do modelo e perspectiva das associações representativas” e co-autoria do livro “Políticas Públicas de Avaliação”. Premiações: IR Magazine – Melhor desempenho em relações com investidores por um CEO (2012 e 2013), Institutional Investor – Best CEO (2012, 2013 e 2014), Valor Econômico – Executivo de Valor no setor de Educação e Empresa de Valor (2014).

foto_siteTallis Gomes – Co-CEO e Fundador da Easy Taxi, tem 27 anos, montou seu primeiro negócio digital em 2001, aos 14 anos, onde comprava e vendia celulares utilizando uma plataforma de Marketplace. Estudou Marketing na ESPM, abandonando o curso no segundo ano, para se dedicar completamente a sua 2º empresa, a E-spartan, uma agência de gameficação em mídia social. Tallis trabalhou em gigantes do setor privado como Unilever, Kinoplex e Ortobom, antes de fundar a sua terceira empresa em 2010, a Techsamurai, uma agência em nuvem focada em desenvolvimento colaborativo de softwares. Em 2011 Tallis fundou a multipremiada Easy Taxi durante uma competição de startups (Startup Weekend), sendo um dos primeiros do mundo a criar este modelo de negócio. Listado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais transformadores do Brasil e eleito pela revista Galileu como uma das 25 pessoas mais influentes da internet brasileira, Tallis ficou à frente da melhor empresa de serviços mobile da história, presente em de 32 países, quase 200 cidades e 4 continentes, por quase 3 anos.

FotoDemetrio5Demétrio Magnoli – Jornalista, sociólogo e geógrafo. Colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Globo, comentarista da Globo News, bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da FFLCH-USP e pesquisador do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (GACINT) da USP. Como docente no Ensino Superior, foi professor das disciplinas de Geografia Política e Geografia Urbana no Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Na condição de pesquisador, especializou-se nas áreas de Relações Internacionais e Geografia Política, publicando diversos ensaios e obras, entre as quais “O Corpo da Pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil” (1808-1912), pela Editora Unesp, “Uma gota de sangue – história do pensamento racial” (SP, Contexto, 2009), e a coleção em dois volumes “Liberdade versus Igualdade” (Record, 2012-13). Também organizou “História das Guerras” e “História da Paz”, ambas pela Editora Contexto. Atualmente, é colunista da Folha de S. Paulo e de O Globo, comentarista internacional do Jornal das Dez da Globo News e integrante do Conselho Editorial da revista Interesse Nacional.

 

Lorrana - site

Lorrana Scarpioni – CEO e co-fundadora do Bliive, maior rede colaborativa de troca de tempo do mundo. Global Agenda Council in Creative Economy e Global Shaper pelo Forum Economico Mundial. Ganhadora dos prêmios “MIT Technology Review Innovators under 35 Brazil 2014” e “Jovens Inspiradores 2013”. Advogada e Relações Públicas estudou  Direitos Humanos e História das Ideias Políticas na Universidade de Lisboa, Portugal. Como empreendedora social, desenvolveu projetos sociais em saúde da mulher e redução da pobreza durante a sua trajetória. Atualmente lidera a operação do Bliive no Reino Unido, através da iniciativa do UK Trade and Investment, Sirius Programme.

 

  

 

 

Rodrigo_Constantino - Site

Rodrigo Constantino – Presidente do Instituto Liberal, colunista da revista Veja e do jornal O GLOBO. É formado em Economia pela PUC-RJ, e tem MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalhou no setor financeiro de 1997 a 2013. É autor de oito livros, sendo os mais recentes “Privatize Já” (Ed. LeYa) e “Esquerda Caviar” (Ed. Record). É membro-fundador do Instituto Millenium. Foi o vencedor do Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade.

 

 

 

Plinio Apuleyo Mendoza-Foto - Site

Plínio Apuleyo Mendoza – Cientista político, escritor e jornalista. Nascido em Tunja, na Colômbia, em 1931, estudou em Paris, no Instituto de Ciências Políticas. Tornou-se conhecido internacionalmente com “El Olor de la Guayaba”, livro de conversas com García Márquez traduzido para 17 línguas. Seu romance “Años de Fuga” foi agraciado com os prêmios “Plaza & Janés” e “Simon Bolívar Colômbia.” Como diplomata, serviu como conselheiro da Embaixada da Colômbia na França e mais tarde foi nomeado embaixador de seu país na Itália e Portugal. Autor dos romances: “El Desertor”, “Años de Fuga”, “Cinco días en la isla” e “Entre dos Aguas” bem como textos literários: “El sol sigue saliendo”, “Muchas cosas que contar”, “El País de mi padre”  e um perfil García Márquez chamado “Gabo, Cartas y Recuerdos”. Como Co-autor escreveu “El Olor de la Guayaba” com García Márquez, assim como o “Manual del Perfecto Idiota Latinoamericano”, “El regreso del Idiota” e o “Últimas Noticias del Nuevo Idiota”, junto com os autores Carlos Alberto Montaner y Álvaro Vargas Llosa.

 

 

 

Milton Sousa

Milton Sousa – Diretor das Conferências do Estoril e Diretor do programa de MBA da RSM – Rotterdam School of Management – Eramus University, é diretor executivo do programa de MBA da Rotterdam School of Management, na Universidade de Erasmus, na Holanda. É Diretor Acadêmico das Conferências de Estoril, conhecido como um grande fórum internacional sobre a globalização que reúne líderes mundiais de negócios, acadêmicos e do setor público. Trabalhou com as Nações Unidas, Banco Mundial, Comissão Europeia, OTAN, e várias universidades de classe mundial. Milton é o fundador da Leaders2Be, organização que ele trabalhou por 5 anos oferecendo desenvolvimento de liderança responsável. Antes, ele trabalhou em vários projetos internacionais de pesquisa e gestão, e ainda, como consultor de estratégia e gestão. Milton tem um PhD em Gestão pela Rotterdam School of Management, Universidade de Erasmus, um MBA com distinção na Universidade de Bradford, e é formado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade do Porto.

izi_novo

 

Com o apoio da iZi Speakers Bureau em parceria com o Fórum da Liberdade

 

 

Humberto Avila

Humberto Avila – Advogado e Parecerista. Professor Titular de Direito Tributário da Universidade de São Paulo – USP e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É membro do Comitê de Seleção de Conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, nomeado pelo Ministro da Fazenda como representante das Confederações representativas dos contribuintes. Especialista em Finanças (UFRGS, 1993), Fundamentos do Direito Alemão (Munique, 1998) e Metodologia da Ciência do Direito (Munique, 1998). Mestre em Direito Público (UFRGS, 1996). Doutor em Direito (Munique, 2002, bolsa CNPq). Livre-Docente em Direito Tributário (USP, 2007). Estágios Pós-Doutorais em Teoria do Direito (Harvard, 2006) e Direito Tributário (Heidelberg, 2007-2008; Bonn, 2008-2009, Bolsa Alexander von Humboldt). Autor de diversas obras, dentre as quais se destacam: “Teoria dos Princípios”, São Paulo, Malheiros (15. ed. 2014, traduzida para o alemão, inglês, espanhol e italiano); “Sistema Constitucional Tributário”, São Paulo, Saraiva (5. ed. 2012); “Teoria da Igualdade Tributária”, São Paulo, Malheiros (2. ed. 2009); “Teoria da Segurança Jurídica”, São Paulo, Malheiros (3. ed. 2014, traduzida para o espanhol).

  

 

diogocosta

Diogo Costa – Mestre em ciência política, Fundador do Instituto Ordem Livre e autor do blog Capitalismo para os pobres, é mestre em Ciência Política pela Columbia University e doutorando em Economia Política no King’s College de Londres, onde ensina Princípios de Economia. Já trabalhou com pesquisa em políticas públicas no Cato Institute e na Atlas Foundation, em Washington e como professor do curso de Relações Internacionais no Ibmec de Belo Horizonte. Fundador do Instituto Ordem Livre, seus artigos já apareceram em diversas publicações como O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. A frente do Liberdade na Estrada, Diogo cruzou o Brasil três vezes palestrando para centenas de alunos nas principais universidades do país. Por seu trabalho com o movimento liberal brasileiro, Diogo Costa recebeu o Prêmio Meira Penna dos Estudantes pela Liberdade e o apelido “pajé libertário” do Manhattan Connection. Ele escreve o blog Capitalismo para os Pobres.

  

Nilson Teixeira - SiteNilson Teixeira – Economista-chefe do Credit Suisse, ingressou no Credit Suisse em julho de 2000 e é o economista-chefe da equipe de Pesquisa de Mercados Emergentes no Brasil. Possui bacharelado em Engenharia e em Economia, bem como mestrado em Economia na PUC-RJ, além de obter PhD em Economia pela Universidade da Pensilvânia.  Antes de trabalhar no Credit Suisse, Nilson trabalhou no Chase Manhattan Bank como economista-chefe para o Brasil, atuou como engenheiro na Elevadores Otis e como analista de projetos no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

 

 

 

 

Jorge_SiteJorge Vasconcellos e Sá – Professor na Universidade de Lisboa e Gestor de Empresas, de ascendência brasileira, francesa e portuguesa tem um MBA pela The Peter F. Drucker Graduate School of Management na Califórnia. Possui um doutoramento em Gestão de Empresas (PhD), pela Columbia University, de Nova Iorque. Possui também duas licenciaturas, uma em Economia (Universidade Técnica) e outra em Gestão de Empresas (Universidade Católica) e uma pós graduação em Macroeconomia pela Fundação Gulbenkian. É Professor catedrático na Universidade de Lisboa, na Swiss Business School (Zurique) e AESE (associado ao IESE de Barcelona). Vasconcellos e Sá é Presidente do Instituto de Liberdade Económica (que fundou em 2008) e Director Internacional da NOPA (National Organization of Portuguese-Americans). 

izi_novo

 

Com o apoio da iZi Speakers Bureau em parceria com o Fórum da Liberdade

PEDRO_SCHWARTZ_ 3

Pedro Schwartz – economista, cientista político, consultor. Formador de opinião, com uma longa carreira voltada à defesa da liberdade individual, democracia política e livre competição econômica. É “Fundación Rafael Del Pino Professor” no Departamento de Economia na Camilo José Cela University, em Madri, onde dá aula de História do Pensamento Econômico e Filosofia Política no Departamento de Pós-Graduação. É secretário do Think Tank Civismo e membro da Foundation Pro Libertate. Na MPS General Meeting, em Hong Kong, foi eleito Presidente do Mont Pélerin Society, o qual é membro desde 1977. Entre 2006 e 2008, no Comitê Econômico e Monetário do Parlamento Europeu, escreveu inúmeros documentos e atendeu diversos participantes. Ele também foi presidente na Competition Court of the Madrid Autonomy, de 2009 a 2011.

 

David Beasley - Site

David Beasley – Ex- governador da Carolina do Sul, iniciou sua trajetória na vida pública aos 21 anos de idade, quando foi eleito para compor a Câmara dos Deputados da Carolina do Sul. Em 1995, foi eleito o governador do Estado de Carolina do Sul. Durante seu mandato, foram estabelecidos recordes na criação de empregos, no aumento de renda individual e desenvolvimento econômico do Estado. Em 1997, 32 governadores americanos elegeram Beasley como Presidente da Associação Nacional Republicana de Governadores. Mesmo após deixar o cargo, continuou a trabalhar em benefício da população. Nos últimos anos, destinou-se a dezenas de regiões afetadas pela guerra – tais como Sérvia, Kosovo, Sri Lanka, República Democrática do Congo e no Oriente Médio -, onde liderou missões de paz.

 

 

 

 

Marcel Van Hattem - site

Marcel van Hattem – Deputado estadual, cientista político e jornalista, já foi repórter em jornal local, articulista, repórter e colunista eventual em publicações de alcance nacional e no exterior; trabalhou na Diretoria de Negócios Internacionais do Ministério dos Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação em Haia (2012), nos Países Baixos e na Câmara dos Deputados como assessor especial para relações internacionais e economia (2009-2011); e mantém empresas de consultoria política no Brasil e de assessoria para relações internacionais na Holanda. É egresso do Programa de Liderança Política, Social e Empresarial da Georgetown University, promovido pelo Latin American Board da Georgetown University (Washington, DC, EUA) e do Seminário Internacional de Admistração e Prevenção de Conflitos Internacionais da Internationale Akademie für Führungskräfte Theodor-Heuss, vinculada ao Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade (Gummersbach e Hamburgo, Alemanha). Foi Vereador em Dois Irmãos, RS (2005-2008), candidato a deputado estadual por três vezes (2006, 11.656 votos; 2010, 14.068 votos; 2014, 35.345 votos), presidente da Juventude Progressista Gaúcha (2007-2009) e Diretor Acadêmico da Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública.  é mestre (M.Sc.) em Ciência Política (Política Comparada e Democracia) pela Universidade de Leiden, Holanda, e mestrando em Jornalismo, Mídia e Globalização pelas Universidades de Aarhus, Dinamarca, e Amsterdã, Holanda. É bacharel em Relações Internacionais e especialista em Direito, Economia e Democracia Constitucional (UFRGS). Em 2015, assumiu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo PP.

 

 

Eduardo Bueno

Eduardo Bueno – escritor, jornalista, editor e tradutorAutor da coleção Terra Brasilis – sobre a história colonial do Brasil –, tornou-se um dos maiores fenômenos editoriais do país: os três primeiros volumes da coleção venderam quase um milhão de exemplares. Nos últimos dez anos, escreveu 15 livros. Editou mais de 200 títulos, de autores brasileiros e estrangeiros, nas principais editoras brasileiras, como L&PM, Brasiliense e Companhia das Letras.Traduziu 22 livros, sendo o principal deles o clássico “On the Road/ Pé na Estrada”, de Jack Kerouac, que vendeu mais de 150 mil exemplares. Trabalhou na Rede Globo, TV Manchete, TV Cultura, TVE-RS, foi um dos criadores do “Caderno 2”, do jornal O Estado de S. Paulo e editor-chefe do jornal Zero Hora de Porto Alegre. Foi o idealizador, roteirista e apresentador da série “É muita história”, levada ao ar pelo programa “Fantástico”, da TV Globo. Em 2010, Bueno foi convidado pelo History para apresentar e comentar programas especiais. Em 2011, passou a apresentar “pílulas históricas” escritas por ele. Atualmente, participa do programa “Extra Ordinários” no canal SporTV e está escrevendo o seu primeiro romance histórico. Entre os inúmeros prêmios e menções honrosas recebidas por Eduardo Bueno, estão um Prêmio Jabuti (o mais importante do mercado editorial brasileiro) e a Ordem do Mérito Cultural (a mais alta condecoração cultural do País).

 

Senador Ronaldo Caiado - site

Ronaldo Caiado – Senador do Estado de Goiás, foi eleito em 2014 com 1.283.665, foi Deputado federal por cinco mandatos, médico ortopedista e especialista na área de cirurgia da coluna vertebral e produtor rural. Fundador da União Democrática Ruralista (UDR). Representa os interesses do Estado de Goiás, dos profissionais da área da saúde e dos produtores rurais no Congresso Nacional. Em 1989 disputou a Presidência da República. É Presidente do DEM no Estado de Goiás e vice-presidente nacional do Democratas. No Senado Federal é o atual líder do Democratas.Autor e relator de vários projetos relevantes na Câmara dos Deputados. Ex-presidente de CPI, de Comissões Externas e da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, foi Líder do Democratas na Câmara e Líder da Minoria no Congresso Nacional. Tem se destacado no debate da reforma Política na Câmara. Foi relator do PL 1.210/2007 que pela primeira vez desde a Constituinte foi levado à votação no plenário da Câmara dos Deputados e continua na pauta para ser novamente apreciado. Estudioso do sistema eleitoral brasileiro, é 3º vice-presidente da Comissão Especial destinada a apresentar propostas de emendas à Constituição para ampliar a abrangência da Reforma Política. De família tradicional de Goiás, jamais negou suas origens e a defesa do setor produtivo primário. Foi criador da Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária (bancada ruralista). Esteve à frente de todas as mobilizações do setor rural desde a Constituinte quando garantimos o direito de propriedade, contra a sanha do governo que à época queria estatizar as terras. É autor da PEC 454/2009 criando a carreira de Médico de Estado que está pronta para ser votada. Defensor intransigente das instituições da Polícia Militar referente a aprovação da PEC 300 que, quando Líder, alavancou sua tramitação. Segundo o DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Ronaldo Caiado integra, desde 1999, o seleto grupo de parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Está, portanto, pela 15ª vez consecutiva, na relação dos “Cabeças” do Congresso Nacional que o considera “excelente formulador e negociador; destaca-se como debatedor”.

 

CATALINA BOTERO - site

Catalina Botero – Advogada, especialista em direitos humanos e em direito internacional, é formada em direto pela universidade de los Andes e pós-graduada pela mesma intituição, além de ter feito em pós-graduação em Madri na Universidad Complutense, Universidad Carlos III e no Centro de Estudos Constitucionais. É especialista em direitos humanos e em direito internacional. Professora da Universidad Externado law school in Colombia.  Foi relatora especial da liberdade de expressão da comissão interamericana de direitos humanos da Organização dos Estados Americanos (2008-2014). Catalina Botero é colombiana, advogada e trabalhou como Acting Magistrado e auxiliar do magistrado no Tribunal Constitucional da Colômbia por 8 anos. Atuou como consultora para o Gabinete do Procurador-Geral da Nação; diretora nacional do Instituto para a Promoção dos Direitos Humanos da Colômbia, além de ser professora e pesquisadora da Faculdade de Direito na Universidad de los Andes e de outras universidades em diferentes países. É autora de vários livros e ensaios publicados em diversas línguas sobre a liberdade de expressão, direito constitucional, direito penal internacional e justiça de transição.