PORT | ENG


EDIÇÃO 26 |  Aspectos da crise brasileira

paulo

Crise – sintomas de um problema mais grave

Paulo Fuchs | Economista e vice-presidente do IEE

É 2016 e o Brasil está indo para o seu segundo ano de recessão consecutiva com inflação elevada. É o que os economistas chamam de estagflação, o pior de dois mundos. Como chegamos aqui? Qual a origem desse descalabro nacional?…

Leia mais

roberto

A hegemonia dos irracionais

Roberto Rachewsky | Empresário e ex-presidente do IEE

Com a atual crise aguda que vivemos no Brasil, ao mesmo tempo tão profunda e tão abrangente, não temos muito tempo para desperdiçar em conjecturas ou suposições. É preciso que sejamos objetivos, claros e diretos, tanto na identificação e análise das causas…

Leia mais


angela

A redução da atividade industrial e a intervenção estatal

Angela Francesca Grando Veit | Empresária e associada do IEE

Desde o ano de 2014, o Brasil enfrenta uma crise econômica e política, e a redução da atividade industrial tem sido uma das consequências. Somente entre abril de 2015 e abril de 2016, a atividade industrial diminuiu 10,5%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)…

Leia mais


julia

O engessamento das relações trabalhistas

Júlia Evangelista Tavares Advogada e associada do IEE

No ano em que completa 75 anos, a Justiça do Trabalho vê o desemprego atingir a quantidade de 12,5 milhões de brasileiros. O pânico gerado pela legislação trabalhista, que cerca de perigos a contratação de mão de obra, responde pela trágica realidade. Acaba-se restringindo o poder do empregador de contratar, diminuindo as vagas de trabalho existentes…

Leia mais


marcel

Aprendendo a aprender

Marcel Laste | Empresário e associado do IEE

Segundo o provérbio chinês, “os sábios aprendem com os erros dos outros, os inteligentes com os próprios erros, e os tolos não aprendem nunca”. A partir de uma breve análise da situação política atual, é possível entender que os nossos mandatários não são sábios, porque insistiram em tentar aplicar por aqui o que não deu certo em lugar algum do planeta, o socialismo; não são inteligentes, porque continuam…

Leia mais 


marcelo

A crise da Constituição de 1988

Marcelo Bertuol | Advogado e associado do IEE

Desde a mais longínqua até a recente história, crises financeiras, políticas e sociais fazem parte do crescimento do Brasil. Ocorre que o atual momento brasileiro é algo jamais visto ou vivido por esta população, uma vez que, além de muito mais grave, o caos pelo qual passamos transcende a todos os aspectos já experimentados, com o agravante de uma crise ética, moral e cultural…

Leia mais 


pedro

A dicotomia da Constituição

Pedro De Cesaro | Administrador e associado do IEE

Diariamente nos deparamos com as expressões “déficit fiscal” e “ajuste fiscal”. Essa foi a retórica dos últimos anos, até mesmo durante o segundo governo Dilma, que nada fez para estancar o monstro criado por si próprio. Poucos sabem, mas grande parte dos gastos da União, estados e municípios é indexada, sejam eles em porcentagem do PIB, da carga tributária ou das receitas líquidas. Essa relação gera uma bola de neve…

Leia mais 


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista
e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”