PORT | ENG


EDIÇÃO 25 |  Quem move o mundo?

foto-ricardo

Quem move o mundo?

Ricardo Pechansky Heller | Advogado e presidente do IEE

Em “A revolta de Atlas”, Ayn Rand conta a história de uma empresária que enfrenta infinitas adversidades para manter em funcionamento a companhia ferroviária que fora fundada por seu avô algumas décadas antes…

Leia mais

foto-marinho

Não existe meia liberdade. Quem é meio livre é meio preso.

Rodrigo Marinho | Palestrante do 29º Fórum da Liberdade

Costuma-se dividir a ideologia no nosso mundo de uma forma simplista entre os pensamentos de direita e de esquerda, é notável ver defesa de somente parte das ideias de Liberdade nesses dois espectros…

Leia mais


foto-ariel

Ponto sem retorno: a desconstrução da segurança jurídica

Ariel Weber | Advogado e associado do IEE

Vale-tudo: situação em que todo tipo de expediente é empregado. Esse parece ser o nome mais adequado para todo o sistema jurídico, quando analisado sob a ótica da acusação e dos investigadores. Essa assertiva parece tendenciosa, em razão da prática da advocacia criminal, entretanto, ela deveria, antes de ser atacada, ser verificada de acordo com a letra da lei…

Leia mais


foto-diego

Tecnologia ou política, benevolência ou autointeresse?

Diego Florian Roberti Engenheiro de produção e associado do IEE

Recentemente revi minhas preferências de periódicos de notícias. Não leio mais fontes brasileiras, muito menos aquelas vinculadas a política. Também deixei de seguir pessoas que compartilhavam tais assuntos. Em pouco tempo, tendo contato apenas com publicações de ciências e tecnologia, cheguei a uma conclusão: estamos vivendo o melhor momento da História da humanidade…

Leia mais


foto-gabriel

O que Steve Jobs e um motorista do Uber têm em comum?

Gabriel P. Torres | Economista e associado do IEE

São 5h31 da manhã e o sr. Silva há pouco acordou para começar seu dia. Entre sacos de cevada, lúpulo e algumas torneiras d’água, é preciso criar um malte novo para preencher os barris de cerveja que ele recém adquiriu via financiamento. O sr. Silva é um bom homem, vez por outra rabugento, quando a competição do seu mercado fica mais acirrada, mas madrugar para produzir cerveja é um talento que ele adquiriu após anos de conhecimento e prática e que lhe permite sustentar sua família…

Leia mais 


foto-julia

A coragem como fator do progresso

Julia Tavares | Advogada e associada do IEE

Um dos maiores motores da humanidade são os empreendedores, pessoas corajosas essas, ainda mais em nosso país, em que as dificuldades são imensas. Todas as outras virtudes se tornam menores se não houver coragem para enfrentar os problemas reais que impedem o progresso da sociedade. O mundo de hoje é dessas pessoas, as corajosas e audaciosas. São elas que movem a sociedade, já que, na maioria das populações, predomina o desânimo e a inércia. São elas que criam e agregam valor para o mundo…

Leia mais 


foto-pedro

Posso te chamar de individualista que move o mundo?

Pedro Echel | Administrador e associado do IEE

Quem move o mundo? As pessoas. O que move as pessoas? Desejos, sonhos, medos, angústias, interesses, anseios, a curiosidade, ou seja, tudo que faz o ser humano buscar algo de seu próprio interesse. Muitos dizem que querer algo por interesse próprio é egoísmo, já outros chamam essas pessoas de individualistas. Os empreendedores com ideias novas querendo montar seus próprios negócios ou os empresários donos empresas são pessoas individualistas ou egoístas?…

Leia mais 


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista
e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”