PORT | ENG


EDIÇÃO 22 |  800 Anos da Carta Magna

R

O poder individual e a Magna Carta

Rodrigo Tellechea Advogado e vice-presidente do IEE

Um dos principais problemas existentes nas discussões sobre a necessidade do governo é o fato de que todas essas discussões acontecem necessariamente num contexto de séculos de existência e de controle do estado – controle a que o público habituou-se…

Leia mais

sergio lewin

Carta Magna

Sérgio Lewin Advogado,  ex-presidente e conselheiro do IEE

Sabemos que a Carta Magna, que agora completa 800 anos, não foi uma benesse ou favor concedido aos seus súditos pelo rei João, mais conhecido como João Sem Terra. Se o rei não assinasse o documento, perderia o apoio da Igreja e, sobretudo, o dinheiro dos barões…

Leia mais


Eduardo-Davoglio

A Carta Magna e o princípio da legalidade

Eduardo Davóglio de Souza | Advogado e associado do IEE

Em 15 de junho de 1215, em Runnymede, o rei John, filho de Henrique II, assinou1 a Carta de Liberdades, que posteriormente passou a ser conhecida como Magna Carta (ou Magna Charta Libertatum). O documento foi escrito por Stephen, arcebispo de Canterbury, e tinha como objetivo conter a revolta da nobreza em relação aos abusos que o rei praticava. O rei John ficou conhecido pela sua tirania e pelo descumprimento das leis…

 

Leia mais


fernanda zaffari

Do rei à lei: os oitocentos anos da Magna Carta

Fernanda Zaffari Designer e associada do IEE

Há certos momentos ao longo da história que são decisivos para o contínuo crescimento e desenvolvimento da sociedade. Muitos desses feitos são realizados sem a pretensão de que continuarão a ecoar no tempo; seus motivos são guiados pela necessidade de resolver conflitos momentâneos. A Magna Carta representa um de tais marcos, e na certa está na lista dos mais relevantes. Mesmo após 800 anos desde sua idealização, continua a ser lembrada com alto prestígio…

Leia mais


gabriel

A Magna Carta e as redes sociais têm algo em comum?

Gabriel P. Torres | Economista e associado do IEE

É muito provável que você já tenha ouvido sobre uma tal Revolução Francesa (1789). Muitos acreditam que foi o momento histórico que marcou o fim do Absolutismo e o começo de uma era mais livre das amarras de governos tirânicos. Certamente você lembra seu professor de História contando-lhe sobre as revoltas que culminaram na famosa Queda da Bastilha e na execução do rei…

Leia mais 


michelle golgo

Os 800 anos da Carta Magna

Michelle Golgo | Advogada e associada do IEE

Em 2015 é comemorado na Inglaterra o aniversário de oito seculos da criação do primeiro documento oficial escrito para colocar limites ao poder de um governante. Em 1215, Landless John (João Sem Terra) ocupou o trono provisoriamente, no lugar de seu irmão, e logo se revelou um soberano extremamente despótico e cruel tanto com o povo quanto com os nobres…

Leia mais 


Roberto-Axelrud

O Estado brasileiro nos dias de hoje e a Magna Carta

Roberto Axelrud | Empresário e associado do IEE

A Magna Carta, importante documento assinado em 1215, visava limitar os poderes monárquicos da Inglaterra ao indicar que o poder real deveria respeitar determinadas leis, o que, consequentemente, deveria fornecer mais liberdade às pessoas. Porém, na prática, a assinatura do documento não gerou mudanças significativas, pois a população seguiu tendo os mesmos direitos que lhes eram garantidos anteriormente…

Leia mais 


“As opiniões publicadas nos artigos do Fórum da Liberdade Insights são de responsabilidade de cada articulista
e não refletem, necessariamente, a posição do Fórum da Liberdade ou do Instituto de Estudos Empresariais”